Programas do Rotary International
Os programas e oportunidades de serviços oferecidos pelo Rotary International, relacionados a seguir, foram estabelecidos para ajudar os rotarianos a atender as necessidades de suas próprias comunidades e prestar assistência em todo o mundo.

Rede Global de Grupos de Rotarianos

 

Rede Global de Grupos de Rotarianos: Inclui os Grupos de Companheirismo do Rotary (profissionais e recreativos) e os Grupos Rotarianos em Ação (dedicados à prestação de serviços).

Cerca de 70 grupos estão disponíveis aos rotarianos e seus cônjuges, e aos rotaractianos.

 

Os Grupos de Companheirismo são grupos autônomos e internacionais formados por rotarianos, seus cônjuges e rotaractianos que:

  • Compartilham interesse recreativo em comum, seja um hobby, esporte, etc.
  • Promovem seu desenvolvimento profissional por meio de contatos com colegas de sua área de trabalho
  • Fazem amigos no mundo inteiro
  • Exploram novas oportunidades de servir
  • Divertem-se e aproveitam ao máximo sua experiência no Rotary

Saiba mais sobre os Grupos de Companheirismo do Rotary

Como se juntar a um grupo?

Ingresse em um grupo que trate de um assunto de seu interesse.

Para começar:

Como organizar um novo Grupo de Companheirismo?

Formar um novo grupo dá trabalho, mas vale a pena. Antes de enviar a proposta ao RI, estabeleça contatos em pelo menos três países. Comece colocando sua ideia na lista de sugestões de grupos, Suggested Rotary Fellowships. Embora os Grupos de Companheirismo operem independentemente do Rotary International, eles têm que ser oficialmente reconhecidos pelo Conselho Diretor do RI e obedecer a normas administrativas rotárias. Se tiver interesse em criar um grupo, entre em contato com os funcionários do RI.

 

Interact ClubInteract Clubes de prestação de serviços organizados e patrocinados por Rotary Clubs para jovens de 12 a 18 anos de idade. Há mais de 12.300 Interact Clubs em 133 países.

Interact é um programa do Rotary que consiste em clubes de prestação de serviços para jovens entre 12 e 18 anos. Embora sejam patrocinados por Rotary Clubs que os orientam e apóiam, os Interact Clubs são completamente autônomos. Os clubes podem apresentar quadro social bastante diversificado, originário de uma ou mais escolas da comunidade. Todos os anos, os Interact Clubs realizam pelo menos dois projetos de prestação de serviços, sendo um deles de cunho internacional.

É através dos projetos que os interactianos desenvolvem uma rede de amigos em clubes locais e internacionais. Os projetos de prestação de serviços são parte fundamental dos Interact Clubs. Por intermédio das atividades de prestação de serviços, os interactianos aprendem a importância de:

  • Desenvolver qualidades de liderança e integridade pessoal;
  • Prestar auxílio e respeitar o próximo;
  • Compreender o valor da responsabilidade individual e dedicação ao trabalho;
  • Promover a compreensão e boa vontade internacional.

O Interact é um dos programas mais bem-sucedidos do Rotary, um verdadeiro fenômeno com mais de 10.700 clubes em 109 países e regiões geográficas, e quase 200.000 sócios! Para obter mais informações sobre o Interact em sua comunidade, entre em contato com o Rotary Club mais próximo ou pergunte a um membro da equipe do RI.

 

Rotaract ClubRotaract Clubes de prestação de serviços patrocinados por Rotary Clubs para promover liderança, desenvolvimento profissional e capacitação de servir entre jovens de 18 a 30 anos. Há mais de 8.000 Rotaract Clubs em 167 países.

O Rotaract é um programa do Rotary que consiste de clubes dedicados a serviços humanitários, integrados por jovens de 18 a 30 anos, que podem ser sediados na comunidade ou em uma universidade.

O Rotaract é um dos programas de maior sucesso do Rotary, um verdadeiro fenômeno com mais de 8.400 clubes em 170 países e regiões geográficas.

Como funciona?

Todas as iniciativas de projeto nascem das próprias necessidades da comunidade e promovem a paz e a compreensão internacional através de amizades e trabalho conjunto.

O Rotary oferece outras oportunidades?

Os rotaractianos também podem:

Leia sobre como continuar conectado ao Rotary em ex-participantes de programas e Rotary.

Os rotaractianos devem manter seus dados de contato sempre atualizados.

Saiba mais

Para obter mais informações sobre o Rotaract, entre em contato com o Rotary Club mais próximo ou com os funcionários do RI.

 

Recursos para Projetos Rotary ClubNúcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário: Grupos de não-rotarianos, organizados e patrocinados por Rotary Clubs, que se dedicam a aprimorar as condições de vida em suas comunidades. Há mais de 6.800 núcleos em 78 países.

Há muitas maneiras de aprimorar seu projeto. Assistência financeira, apesar de essencial, não é o único modo de apoiar uma iniciativa. Doações de bens e trabalho voluntário também são importantes componentes para o sucesso de um projeto.

Uma doação não monetária pode ter um grande impacto em uma iniciativa comunitária. Com o planejamento apropriado, itens doados podem ter o mesmo valor de contribuições financeiras.

Voluntários também podem ajudar de forma positiva na implementação de projetos. Ao Dar de Si Antes de Pensar em Si, eles contribuem à Missão do Rotary de promover a paz, boa vontade e compreensão mundial.

Trabalhando com itens doados

Como meu clube pode solicitar ou oferecer a doação de bens para um projeto?
Use o ProjectLINK para divulgar itens necessários ou identificar projetos que estejam em busca de produtos específicos.

Lembre-se de que clubes doadores e receptores precisam trabalhar juntos. Antes de enviar certos bens ao exterior, verifique se podem ser adquiridos no país do projeto. A compra de produtos localmente pode ser mais barata e melhor para a economia da comunidade em questão. Além disso, informe-se sobre as leis e procedimentos alfandegários antes de enviar os produtos.

Voluntaridado

Como posso fazer trabalho voluntário no Rotary?
Entre em contato com o presidente da Comissão de Serviços à Comunidade ou de Serviços Profissionais do clube ou distrito, e o informe de sua disponibilidade. Eles poderão lhe informar sobre a necessidade de voluntários em seus projetos. Precisa de ajuda para encontrar um clube? Use oLocalizador de Clubes.

Se você for um voluntário e estiver procurando um projeto internacional que possa utilizar seus conhecimentos, faça uma busca no ProjectLINK. Entre em contato com o coordenador do projeto quando encontrar uma iniciativa que atenda aos seus interesses.

Como encontrar voluntários para o projeto do meu clube?
Divulgue o projeto no ProjectLINK, usando o formulário de Inscrição de Projeto em Busca de Assistência. As iniciativas podem ser postadas por dois anos e recadastradas ou excluídas quando necessário. Projetos de Rotaract Clubs e Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário podem ser cadastrados através dos Rotary Clubs patrocinadores.

Divulgue sua história
Para promover seu projeto e inspirar outros rotarianos, envie sua história a rotary.service@rotary.org.

 

 

Intercambio Rotário da AmizadeIntercâmbio Rotário da Amizade: Programa que permite aos rotarianos e suas famílias realizar visitas recíprocas a outros países, hospedar-se nas casas dos participantes e aprender sobre outras culturas.

Um grupo de rotarianos japoneses revêem velhos amigos australianos que conheceram em uma convenção do RI. Rotarianos da Itália, pais de um ex-participante do Intercâmbio de Jovens do Rotary, passam férias com a família anfitriã de seu filho na Tailândia. Rotarianos pediatras de Gana observam trabalho de pediatras na Alemanha.

O Intercâmbio Rotário da Amizade é um programa internacional em que rotarianos e suas famílias são hospedados por companheiros rotarianos de outros países para vivenciar outras culturas. Através deste programa, os rotarianos criam ou reforçam laços de amizade, aumentando a compreensão entre os povos e aprimorando relações entre clubes.

Visão geral

Tipos de Intercâmbio Rotário da Amizade:

  • Individual
    Rotariano, acompanhado ou não de membros de sua família, passa alguns dias na casa de sócio de Rotary Club de outro país.
  • Equipe
    Grupo de 4 a 6 casais (rotariano e cônjuge) visita diversas comunidades no distrito anfitrião por até um mês.
  • Univocacional
    Anfitrião e rotarianos visitantes que sejam colegas de profissão observam como seu trabalho é realizado em outros países.
  • Somente rotarianos e parentes próximos são elegíveis a participar do intercâmbio individual, e apenas rotarianos e cônjuges podem tomar parte do intercâmbio de equipes.
  • O rotariano sempre deve acompanhar o cônjuge e filhos que também participarem do intercâmbio.
  • Os rotarianos que desejarem participar em um intercâmbio devem se inscrever por intermédio do presidente do clube, que poderá informá-los caso o distrito não faça parte do programa.
  • Os governadores dos distritos participantes deverão indicar um presidente de comissão distrital de Intercâmbio Rotário da Amizade que será responsável por coordenar os intercâmbios com outros presidentes de comissão em todo o mundo. Para saber quem é o presidente de comissão de seu distrito, envie e-mail para friendshipexchange@rotary.org .

Faça o download da publicação Diretrizes do Intercâmbio Rotário da Amizade para obter mais informações.

 

 

Intercambio de Jovens do RotaryIntercâmbio de Jovens: Programa que oferece a estudantes de 15 a 19 anos de idade, a chance de viajar ao exterior para participar de intercâmbios culturais e acadêmicos, que variam de uma semana de duração a um ano letivo. Rotary Clubs e distritos patrocinam e recebem anualmente mais de 8.000 estudantes.

Como participante do Intercâmbio de Jovens do Rotary, você passará um período morando com famílias anfitriãs e frequentando escola em um país estrangeiro.

Através de programas de curta ou longa duração, você aprenderá um novo modo de vida, talvez até uma nova língua, e descobrirá muito sobre si mesmo. Atuará também como um jovem embaixador, ensinando as pessoas como se vive em seu país, suas tradições culturais e suas ideias, contribuindo para um mundo mais unido e, além disso, fazendo amigos.

Há mais de 75 anos, o Rotary ajuda estudantes e famílias a expandir seus horizontes através do Intercâmbio de Jovens. Todos os anos, 80 países e cerca de 8.000 estudantes participam do programa, que é administrado pelos distritos e clubes rotários.

Clubes com visão global

Os Rotary Clubs são constituídos por voluntários que prestam serviços comunitários, seguem altos valores éticos e trabalham pela paz e compreensão mundiais. Para apoiar o programa, o Rotary conta com cerca de 1,2 milhão de rotarianos em mais de 32.000 clubes em todo o globo.

Compromisso com os jovens

O Rotary mantém um forte vínculo com a juventude. Além do Intercâmbio de Jovens, a organização patrocina programas como Interact Rotaract RYLA, assim como programas de desenvolvimento e orientação profissional.

Acima de tudo, o Rotary International está comprometido com o desenvolvimento e cultivo de um ambiente o mais seguro possível para todos os participantes de atividades rotárias, inclusive o Intercâmbio de Jovens.

Baixos custos

O programa é administrado por voluntários dos clubes, o que ajuda a reduzir os custos para os estudantes e suas famílias. Esses voluntários têm muita experiência e lidam há anos com estudantes, famílias anfitriãs e demais rotarianos engajados em intercâmbios.

“Tanto o Rotary quanto minha família me permitiram viver a maravilhosa experiência de voar mais alto e conhecer novas culturas.”
– Estudante dos EUA na Austrália

Descubra que países participam do programa contatando rotarianos ou o presidente da Comissão Distrital de Intercâmbio de Jovens em sua área.

Para mais informações, consulte:

 

 

RylaPrêmios Rotários de Liderança Juvenil (RYLA): O programa RYLA oferece seminários patrocinados por clubes e distritos para jovens de 14 a 30 anos de idade, com o propósito de incentivar e reconhecer habilidades de liderança.

O RYLA é a iniciativa de treinamento do Rotary para os jovens. O programa pode ser oferecido a indivíduos entre 14 e 30 anos, porém, a maioria dos clubes e distritos prefere trabalhar com uma faixa menor, por exemplo, entre 14 e 18 ou 19 a 30 anos de idade.

O RYLA enfatiza a liderança, cidadania e crescimento pessoal e busca:

  • Demonstrar o respeito e a preocupação do Rotary com a juventude
  • Oferecer treinamento eficaz para jovens e líderes em potencial
  • Incentivar jovens a liderar jovens
  • Reconhecer publicamente os jovens que prestam serviços à comunidade

Leia mais sobre projetos RYLA.

Envie-nos seu relato

O Rotary International está à busca de fotos de eventos do RYLA para inserir em suas publicações e website.

Se desejar compartilhar sua experiência conosco, envie suas fotos e artigo (cerca de 500 palavras) àequipe do RI. Não se esqueça de incluir seu nome, distrito e o nome do evento.

Se preferir enviar materiais impressos, remeta-os para:

RYLA
Youth Programs Section
Rotary International
1560 Sherman Avenue
Evanston, IL 60201
EUA

*Se enviar fotos, não esqueça de mencionar o fotógrafo para que seja incluído nos créditos.

Use também o Formulário para Relatório sobre o RYLA para nos manter informados sobre os eventos em sua região.

Para saber onde estão sendo realizados eventos, entre em contato com o Rotary Club mais próximo ou envie e-mail à equipe do RI, que o colocará em contato com o presidente da comissão distrital em sua região.

Leia mais sobre programas em todo o mundo.

 

A Fundação Rotária também conta com diversos programas, entre eles o Pólio Plus